top of page

Últimos dias para a matrícula da rede estadual de ensino

Interessados têm até 8 de novembro; prazo é para estudantes interessados na matrícula inicial e na rematrícula. Vagas também contemplam ensino profissional e EJA.


Foto: Rodrigo Félix Leal/AEN




A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) prorrogou o período de matrícula escolar para o ano letivo de 2023 dos alunos rede estadual de ensino. O prazo terminaria nesta segunda-feira (31), mas agora seguie até 8 de novembro. Veja como se inscrever mais abaixo.


O prazo é valido para a matrícula e rematrícula de estudantes.

Os responsáveis dos alunos devem realizar o procedimento de forma online na Área do Aluno, onde também é possível atualizar a situação cadastral dos estudantes. Passo a passo O primeiro passo é atualizar ou conferir os dados cadastrais. Isso deve ser feito pelos responsáveis legais ou pelo próprio aluno, em caso de estudantes maiores de 18 anos. Depois, é preciso fazer a solicitação por meio da opção “Matrícula On-line”. O responsável pode confirmar a vaga na instituição em que o aluno já estuda ou na instituição indicada pela Secretaria de Educação (no caso de matrícula de ingresso).

Caso deseje outra escola, é possível indicar até três instituições de ensino de preferência. Neste caso, o estudante vai para o Cadastro de Espera de Vaga Escolar (Ceve) e o responsável deve entrar na “Área do Aluno”.

A partir de 11 de novembro será possível ver o resultado do pedido e efetivar a matrícula. Se nenhuma das opções for contemplada, o estudante permanecerá no colégio de referência para a conclusão do processo e, mais tarde, poderá entrar na lista de espera de outro colégio novamente. Documentos necessários Para a rematrícula, estudantes do Fundamental que já pertencem à rede estadual, mas vão para o 1º ano do Ensino Médio em outra escola estadual, precisam apresentar comprovante de endereço atualizado (com vencimento de até dois meses) e de vacinação (para menores de 18 anos).

Para matrícula inicial, também é preciso apresentar certidão de nascimento, CPF do responsável, histórico escolar e, para maiores de 16 anos, RG e CPF do aluno e CPF do responsável. Alunos que não estão na rede estadual Responsáveis de estudantes que ainda não fazem parte da rede estadual, vindos de outros estados ou países, vindos de escolas particulares ou de instituições de ensino que não usam o Sere (Sistema Estadual de Registro Escolar) e CGM (Código Geral de Matrícula), devem criar um cadastro em “Não tenho cadastro na SEED/PR”, também no site “Área do Aluno”.

Criado o login e senha, o procedimento da matrícula segue o mesmo padrão. Ensino profissional e EJA O prazo também vale para os alunos que desejam fazer o ensino profissional. Neste caso, os selecionados serão contatados após o encerramento das inscrições. A confirmação da matrícula será a partir do dia 19 de novembro.

Na Área do Aluno também é possível acessar as vagas abertas para o primeiro semestre do ano letivo de 2023 da EJA, destinada àqueles que não puderam concluir os anos finais do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio até a idade adequada (no mínimo 15 anos completos para os anos finais e 18 completos para o médio). Novo Ensino Médio Os alunos que estão cursando a primeira série do ensino médio neste ano e irão para a segunda série em 2023 terão um processo diferente. Além de confirmar a matrícula e escolher a escola, o novo currículo escolar oferece a oportunidade de escolher qual será o itinerário formativo que irá cursar na segunda e terceira séries.

Será possível escolher entre Linguagens e Ciências Humanas ou Matemática e Ciências da Natureza.

Cada um tem um conjunto curricular específico: o estudante que optar pelo itinerário de Linguagens e Ciências Humanas vai estudar liderança, ética, mídias digitais, oratória e práticas esportivas.

O aluno que optar por Matemática e Ciências da Natureza vai estudar empreendedorismo, robótica, programação e biotecnologia.

Além do itinerário formativo, todos os estudantes têm a Formação Geral Básica (FGB), que contempla as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).



Comments


LOGO OUTUBRO ROSA.png
bottom of page